Só Posso Optar Pelo Home Equity Para Trocar de Casa? Quais as Alternativas?

Só Posso Optar Pelo Home Equity Para Trocar de Casa? Quais as Alternativas?

Julho 27, 2022 0 Por Davi

Só Posso Optar Pelo Home Equity Para Trocar de Casa? Quais as Alternativas?

O conceito de home equity ainda é desconhecido para a maioria dos brasileiros, e mesmo quem já ouviu falar não entende muito bem como funciona essa modalidade de crédito, muito usada por quem busca trocar de casa.

Neste artigo, explicaremos o que é home equity e como ele pode ser usado na aquisição de um novo imóvel. Também apresentaremos outras opções financeiras, com vantagens diferentes.

O que é home equity?

Apesar do nome um pouco “exótico”, o home equity não é exatamente novo por aqui. Muitos brasileiros já conhecem essa modalidade de crédito pelo nome de “empréstimo com garantia de imóvel”, ou, ainda, por “refinanciamento de imóvel”.

No home equity, quem deseja adquirir crédito oferece o seu imóvel como garantia da operação. Isso libera condições mais vantajosas, como taxa de juros baixa, prazo de pagamento longo e maior volume de crédito, normalmente de até 70% do valor do imóvel.

Enquanto as parcelas do empréstimo não são quitadas completamente, a instituição credora é a proprietária legal do imóvel. Isso não impede que o tomador do crédito continue morando no imóvel, já que ele continua como usufrutuário, ou seja, pode continuar a usufruir do bem.

Em caso de inadimplência, no entanto, o cliente pode perder a propriedade em definitivo. Ela será levada a leilão e apenas uma parte da venda será usada para quitar o débito. O restante vai para o proprietário.

Por que o home equity se tornou tão popular?

O home equity começou a ser praticado no Brasil em 1997, após a aprovação de uma lei que autorizou a prática de alienação fiduciária. Você sabe o que é isso?

Alienação fiduciária é o mecanismo jurídico que permite que uma instituição financeira seja proprietária legal de um bem enquanto durar o empréstimo. No caso do home equity, a propriedade do imóvel é “alienada” (ou seja, transferida) para a instituição credora, que se torna a fiduciária da operação, enquanto o cliente, tomador do empréstimo, é o fiduciante.

A alienação fiduciária trouxe mais segurança às instituições financeiras, que passaram a oferecer crédito em melhores condições, através do home equity.

Vender o imóvel dado como garantia

Muitas pessoas acreditam que não é possível vender o bem dado como garantia no home equity, mas isso é um mito. Desde que as partes estejam de acordo, o proprietário pode sim vender o imóvel dado como garantia.

É isso, aliás, o que pode tornar o home equity atrativo para quem deseja trocar de casa. A operação funciona da seguinte forma:

  1. Você contrata um home equity, colocando seu imóvel atual como garantia.
  • Com o crédito contratado, você poderá comprar o imóvel à vista ou dar o valor como entrada.
  • É recomendado pegar apenas o volume de crédito necessário para usar na compra da casa nova.
  • Já com o novo imóvel, você poderá vender a casa antiga. É necessário, entretanto, que tanto o comprador, quanto a instituição credora, aceitem o negócio.
  1. Parte do dinheiro da venda será usado para quitar o home equity e o que restar irá para você.


Conheça a empresa de Laudos NR10, saiba mais aqui.