Como é o funcionamento e criação de maquinas nas fabricas

Como é o funcionamento e criação de maquinas nas fabricas

Agosto 1, 2022 0 Por Davi

O que mantém as fábricas funcionando? Pessoas trabalhadores de produção, gerentes de linha e engenheiros de manufatura estão constantemente gerenciando e concluindo processos internos de fábrica. A maioria das maquinas precisam de um laudo tecnico nr12 para maior segurança do equipamento e de quem for opera-lo. Construir uma solução totalmente automatizada pode levar semanas ou meses e custa enormes quantias, e os trabalhadores da produção são muito mais inteligentes e flexíveis do que qualquer máquina poderia ser. Os trabalhadores de produção geralmente são capazes de se adaptar às mudanças imediatamente com inteligência e destreza eles podem identificar desafios de produção em desenvolvimento e se antecipar a eles, alterar uma etapa para inserir uma verificação de qualidade ou substituir uma peça aprimorada por uma que estava com defeito .  

Mas peças pesadas como baterias de carros, portas de freezers ou motores elétricos precisam ser movimentadas durante o processo de fabricação, e isso é um trabalho lento e cansativo para as pessoas. Grampos, prensas e máquinas muito mais complexas, como soldadores ultrassônicos ou moldadores por injeção, podem ser necessários para concluir certas etapas e podem ser muito perigosos para as pessoas estarem próximas. Nesses casos, os engenheiros de manufatura são obrigados a usar máquinas para completar etapas que poderiam ser feitas melhor por pessoas, e acabam tendo que gastar grandes quantias de dinheiro e tempo projetando a automação. Esse tipo de automação excessiva aumenta os custos e também atrasa os produtos.

Enfrentar esse problema, reunindo a inteligência, flexibilidade e destreza dos trabalhadores da produção e a força e precisão dos robôs e outras máquinas. Como as máquinas não têm a capacidade de coexistir com segurança com as pessoas em um ambiente de trabalho, os robôs são enjaulados e as fábricas não podem atingir todo o potencial em termos de flexibilidade e eficiência.

Quem projeta e constrói máquinas de fábrica?

Sempre pensei que era o engenheiro mecânico ou o engenheiro industrial que projeta e constrói as máquinas fabris (máquinas usadas para criar produtos automaticamente em grandes quantidades). No entanto, pelo que entendo, a engenharia industrial lida mais com eficiência do que com o projeto real de máquinas. Os programas de graduação em engenharia mecânica nas universidades não parecem ter cursos diretamente aplicáveis ​​para ajudar a projetar máquinas. 

Os engenheiros mecânicos projetam as partes móveis e estruturais. Juntas, engrenagens, etc. Eles calculam quanta força é necessária para fazer a máquina se mover como deveria. É aplicada estática e dinâmica.

Engenheiros elétricos incorporam/projetam sistemas de energia, circuitos integrados (chips de computador) e controladores. Eles também programam a IA e/ou o software que o acompanha. Eles garantem que a máquina receba energia suficiente para fazer o que os engenheiros mecânicos precisam que ela faça. 
Engenheiros de computação, cientistas da computação ou engenheiros de software podem então criar interfaces de máquina ou de usuário para permitir que computadores controlem os robôs.
Engenheiros industriais não têm nada a ver com isso. Eles otimizam processos e produção em fábricas e afins.

Trabalhando de forma mais inteligente

Os fabricantes de máquinas estão trabalhando para se tornarem mais lucrativos com base nos dados coletados de suas próprias operações, aumentando a precisão e a visibilidade na cadeia de suprimentos e reduzindo os custos de estoque. Uma maneira de melhorar os processos é passar de um sistema de produção baseado em push para um sistema de produção baseado em pull, o que ajuda na previsibilidade da demanda e aumenta a capacidade dos fabricantes de responder às demandas dos clientes.

A colaboração entre os trabalhadores das instalações pode ajudar as empresas a produzir máquinas mais inteligentes, melhores processos e reduzir o tempo de lançamento no mercado. A internacionalização também está beneficiando a indústria, pois os fabricantes estão aprendendo técnicas de outras nações, por exemplo, técnicas alemãs, que estão em grande demanda.

A indústria de fabricação de máquinas está trabalhando para produzir máquinas mais inteligentes, melhores e mais fáceis de manter. Isso permite que os fabricantes de máquinas sejam mais lucrativos, mesmo em tamanhos de lote muito pequenos.