História e características do barroco mineiro

História e características do barroco mineiro

Dezembro 20, 2022 0 Por Davi

Antes de nos aprofundarmos sobre o nosso estilo barroco, vamos conhecer um pouco de quando e onde se iniciou esse movimento, e sobre quais circunstâncias isso aconteceu.

O barroco é o estilo artístico que teve origem na Itália em meados do século XVI e se estendeu até o século XVIII, foi espalhado por países com maioria católica pelos continentes Europeus e Americanos, e ainda alguns locais no Oriente.

Foi criada em um momento conturbado com a criação da Reforma protestante e a Contrarreforma católica.

Tem por característica a extravagância, a riqueza nos detalhes. Há bastante equilíbrio e harmonia, e a busca profunda do realismo. O estilo barroco é considerado não apenas um estilo artístico, mas devido a influência naquela época, também é considerado um movimento sociocultural.

Houve influência na filosofia, nas artes, na religião e nas formações acadêmicas.

A seguir observe as características desse estilo na sua instauração nos movimentos culturais do povo mineiro.

Barroco Mineiro: Como tudo começou?

Minas Gerais era o centro da mineração da colônia. O principal porto de recursos financeiros naquela época. Com isso, foi também o maior expoente no que diz respeito às artes.

O conceito do barroco mineiro se iniciou com influências artísticas de várias regiões da colônia, como Rio de Janeiro e Salvador, além é claro de Portugal. Se tornando o estilo mais encontrado nas principais cidades históricas de Minas Gerais.

Os artistas que mais se destacaram no Barroco mineiro foram Aleijadinho, Mestre Valentim e Manoel da Costa Ataíde.

As construções mineiras nesse estilo artístico se caracterizaram muito também pela improvisação de materiais para sua confecção. Nem sempre era possível contar com os materiais vindo de Portugal. O melhor exemplo desse improviso são as esculturas de pedra-sabão.

Características principais do barroco mineiro

Como dito no início deste artigo, a questão religiosa define esse tipo artístico. As igrejas são os maiores centros de exibição destes trabalhos. Para uma maior atração e retenção dos fiéis, se investiu muito no acabamento destes recintos. 

Os detalhes além de chegarem perto da perfeição, tinham algo muito interessante: grande parte das obras eram feitas em ouro. Minas Gerais, principalmente através da cidade de Ouro Preto era abundante neste mineral, o que ajudou muito nessa grande produção artística. 

Isso tinha um potencial psicológico enorme em conquistar a atenção dos fiéis, que se sentiam impressionados com tamanha riqueza tão próxima a eles.

Mas se engana quem acha que apenas as igrejas tinham esse tipo de acabamento. Também era possível encontrar essa arquitetura em prédios públicos, museus.

O estilo mineiro se diferencia em três aspectos do Barroco principal, são eles: 

Pintura

Muito presente nas igrejas, principalmente nos tetos com imagens de santos e anjos. Se destacava pela tonalidade das tintas, sendo de predominância de cores tropicais.

Arquitetura

Devido a característica geográfica da região, de montanhas, foi muito determinante para escolha do local de construção das igrejas. Geralmente construídas nos pontos mais altos das cidades, para que fosse possível uma maior apreciação da beleza barroca.

Escultura

Bahia e Pernambuco seguiam os mesmos conceitos das esculturas européias. Minas Gerais teve de se adaptar, devido não ser um estado litorâneo e ter dificuldade em receber os materiais vindos de Portugal. Isso foi determinante para a improvisação das esculturas.

As cidades principais na arquitetura barroca mineira

Até aqui conseguimos aprender a origem deste estilo, e ainda aprendemos a origem do barroco mineiro, além de suas características fundamentais. Agora iremos apresentar onde podemos encontrar essas belezas arquitetônicas em Minas Gerais. Veja a seguir:

Mariana

Quando a cidade foi criada, a Coroa Portuguesa determinou que fosse construída uma igreja em ponto estratégico. Sendo então construída a Catedral de Nossa Senhora da Assunção, conhecida por Igreja da Sé.

Sua fachada tem linhas retas, o que é característico das igrejas seiscentistas.

São João Del Rei

Também uma cidade importante na história de Minas Gerais e do Brasil, possui alguns itens em Barroco, e destacam-se a Basílica Catedral de Nossa Senhora do Pilar, que possui uma escultura vinda de Zaragoza na Espanha, além da Igreja de São Francisco de Assis.

Ouro Preto

O principal expoente do Barroco Mineiro, a cidade ainda é conhecida como Capital Barroca. E não é à toa que leva esse nome, possui várias destas obras coloniais, entre elas se destaca a Igreja de São Francisco de Assis, que teve a construção iniciada em 1765 e encerrada em 1771. Porém apenas em 1890 os ladrilhos do altar e de corredores ficaram prontos.

Finalizamos este artigo pedindo a você que visite estas belezas do Estado de Minas Gerais, que fazem parte da história do Brasil, e que ainda tem reconhecimento internacional. Você ficará tão impressionado com a arquitetura barroca, quanto os fiéis que frequentavam as igrejas naquela época.