ACHADO NÃO É ROUBADO

Imagem de destaque do Artigo: ACHADO NÃO É ROUBADO
29/May

mas é crime....

Quantas vezes já falou ou ouviu alguém dizer que achado não é roubado? Mas será que isso é verdade?

De fato,achado não é roubado. Mas isso não significa que não seja crime. O crime de roubo esta previsto no art. 157 do Código Penal e consiste na conduta de subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência.

Mas se achado não é roubado, o que é? É furto? Também não.

A conduta de achar coisa alheia perdida e dela se apropriar configura o crime de apropriação de coisa achada, previsto no art. 169, II do Código Penal.

Além de ser crime, a conduta configura também ilícito civil, já que o Código Civil determina que, aquele que achar coisa alheia perdida deve restituir ao dono ou ao seu legitimo possuidor.

Então, achado não é roubado. É apropriação de coisa achada de acordo com o art. 169 doCódigo Penal, e ainda, de acordo com o art. 1233 do Código Civil, aquele que acha coisa alheia perdida deve restituir ao dono?

Exato. Aqui nós temos o que no Direito chamamos de descobridor/inventor e o achádego, que é uma recompensa que faz jus este inventor, cujo patamar mínimo é de 5% do valor do bem, fora a indenização pelas despesas com conservação e transporte da coisa, se o dono não preferir abandoná-la.

Assim,encontrada coisa alheia e não encontrado seu dono ou legitimo possuidor, deve-se entregar a coisa achada para a autoridade competente, no caso, entregue à autoridade policial, essa remeterá em seguida ao juízo competente e depositada a coisa o juiz mandara publicar em edital na forma do art. 746, §2º do Código de Processo Civil.


Davi Farizel da Motta, advogado.

OAB/RJ 206.367

Imagem de destaque do Artigo: OBRIGATORIEDADE DE INFORMAR O CPF NA COMPRA

Publicado por: Vinícius Garcia Pellini

OBRIGATORIEDADE DE INFORMAR O CPF NA COMPRA

Você é obrigado a informar o CPF no ato da compra? Estou juridicamente protegido caso meus dados e informações vazem? Quais as vantagens de informar o CPF?...

Imagem de destaque do Artigo: QUEBROU, PAGOU?

Publicado por: Vinícius Garcia Pellini

QUEBROU, PAGOU?

Você alguma vez se deparou em algum estabelecimento comercial com uma placa que dizia: “quebrou, pagou.”? Essa pratica é muito comum no comercio em geral. Porém, você sabe se é legal? Se você é realmente obrigado a pagar?...

Imagem de destaque do Artigo: RESPONSABILIDADE POR ERRO MÉDICO

Publicado por: Vinícius Garcia Pellini

RESPONSABILIDADE POR ERRO MÉDICO

Neste texto tratamos da responsabilidade civil em casos de erro médico. Quando o médico é responsabilizado e quais são as causas que excluem a responsabilidade?...