Por que trabalhar com investimento em 2023

Por que trabalhar com investimento em 2023

Dezembro 21, 2022 0 Por Davi

Investimento é sempre um assunto polêmico, afinal, enquanto alguns ganham muito dinheiro, outras pessoas acabam tendo prejuízos.

Isso faz com que muitas pessoas fiquem com dúvidas quanto a entrarem no mundo do investimento, pois acreditam que o risco é muito grande.

Embora todos investimentos possuam certo risco, saiba que é possível lucrar se você investir de forma inteligente e é exatamente sobre esse assunto que vamos tratar ao longo deste artigo.

Até mais!

O que levar em consideração antes de começar a investir

Muitas pessoas, ao começarem a investir, já partem para assuntos avançados, por exemplo: Variação de cotação de ações, flutuações no mercado, taxa Selic, tesouro direto, etc.

O fato é que se esquecem do mais importante: Definir o próprio perfil de investidor.

Saber a forma como você se comporta com determinado tipo de investimento é fundamental para investir da maneira certa.

Veja abaixo os três principais tipos de investidores:

  • Conservador

O perfil conservador é aquele que prefere ter um lucro menor sem prejudicar o capital investido.

Alguns investimentos desse tipo são: Fundos imobiliários, Tesouro Direto, CDB e Poupança.

  • Moderado

Esse perfil não se importa em correr algum risco e prefere investimentos a médio e longo prazo.

  • Arrojado

O perfil arrojado é o mais agressivo, não se importa com riscos de perder o capital desde que o lucro seja alto e em pouco tempo.

Agora que você conhece os três perfis citados, pode se auto avaliar e decidir em qual campo do investimento irá operar.

Tipos de investimento

Existem diversos tipos de investimento que você pode começar a trabalhar, lembrando que não existe uma regra, apenas crie estratégias para investir de maneira inteligente.

Sabendo disso, veja nos tópicos abaixo os principais tipos de investimento:

Imóveis

Investir em imóveis é uma das melhores maneiras de garantir um bom retorno no futuro, mas é importante levar em consideração os seguintes fatores:

  • Localização do imóvel
  • Tipo de imóvel (Comercial, residencial ou industrial)
  • Método construtivo
  • Acabamento

Com isso em mente será possível realizar uma pesquisa a fim de identificar se um imóvel vale a pena.

Embora investir em imóveis pode estar fora do alcance para muitas pessoas, com certeza é um dos investimentos seguros mais rentáveis dessa lista.

Tesouro direto, CDB e Poupança

Investimentos como o Tesouro Direto, CDB e Poupança são considerados muito seguros, mas proporcionam lucros a longo prazo.

Se você deseja investir no CDB, pode fazer isso pelo próprio aplicativo do seu banco, inclusive há instituições que apenas o fato do seu dinheiro está na conta, o mesmo já está rendendo.

Agora, se sua ideia é investir na Poupança, basta criar uma no seu banco e transferir o montante que deseja investir, lembrando que esse investimento possui uma rentabilidade muito baixa e, em muitos casos, pode apresentar lucros irrisórios.

No caso do Tesouro direto, você precisará se cadastrar em uma corretora ou, até mesmo, no próprio site do Tesouro e, é claro, transferir o valor que deseja aplicar.

Ações

Para quem não sabe, ações são pequenos pedaços de uma empresa e, por esse motivo, podem ser compradas com um valor inicial baixo.

Para comprar e vender ações você precisa estar cadastrado em uma plataforma de corretagem e realizar suas aplicações através dessa plataforma.

DICA: As melhores ações são, normalmente, de bancos, pois possuem maiores chances de valorização e, por esse motivo, são ótimas para iniciantes que não compreendem o mercado.

Conclusão

Agora que você já sabe como investir da forma mais segura possível, deve estar louco para entrar nesse mundo e começar a lucrar.

Mas, lembre-se que estamos sempre trazendo dicas de investimento que você precisa conhecer para aumentar os seus lucros, então não deixe de continuar nos acompanhando para mais novidades como as que citamos acima.

Até mais!