Tudo sobre extração de dente
Outubro 17, 2022Quando você pensa em extração dentária, pode imaginar um paciente jovem que precisa de um dente de leite extraído para dar lugar aos dentes adultos. No entanto, muitas extrações dentárias são realmente realizadas em pacientes adultos com dentes permanentes.
Os melhores cirurgiões para esse tipo de tratamento são dentista cuiabá que realizam a cirurgia personalizada.
Neste blog, discutimos o que os pacientes adultos devem saber sobre extrações dentárias.
Por que os dentistas removem os dentes permanentes?
Idealmente, os indivíduos devem ser capazes de manter e usar seus dentes naturais por toda a vida. Os dentes naturais são os mais confortáveis e muitas vezes a melhor opção em quase todos os casos. Os dentistas só consideram a extração de dentes permanentes em situações em que outras técnicas odontológicas não podem resolver um problema.
Razões comuns para a extração de um dente adulto incluem:
- Rachaduras — As rachaduras podem aparecer nos dentes por vários motivos. Algumas rachaduras são causadas por mordidas erradas em alimentos duros, enquanto outras resultam de ferimentos de impacto na cabeça ou na boca. Se a rachadura estiver limitada à superfície de mastigação do dente, seu dentista poderá repará-la. No entanto, rachaduras que se estendem até a raiz do dente geralmente requerem extração.
- Cárie — A cárie extensa pode tornar um dente inutilizável e extremamente doloroso. Em alguns casos, a cárie pode até afetar os dentes de ambos os lados do dente principal ou do osso da mandíbula. Se a cárie não puder ser extirpada em um canal radicular, você pode precisar de uma extração dentária.
- Infecções — Se você tiver uma infecção grave na parte interna de um dente ou se estiver sob alto risco de infecção, a remoção do dente pode ser uma solução necessária. Por exemplo, é mais comum que pacientes com doenças autoimunes precisem extrair seus dentes do que adultos saudáveis.
- Falta de suporte — Se a raiz de um dente e o tecido gengival ao redor ficarem muito comprometidos, o dente pode se soltar por conta própria. Essa falta de suporte geralmente resulta de doença periodontal avançada e pode exigir a extração do dente se os enxertos gengivais e outros esforços cirúrgicos não forem mais opções viáveis.
- Desalinhamento — Muitas pessoas consultam profissionais de odontologia para tentar obter um sorriso mais reto e atraente. Se você tem dentes severamente desalinhados ou que são muito grandes ou muito pequenos para o seu sorriso, seu ortodontista pode remover e substituir esses dentes como parte da transformação do seu sorriso.
A menos que o dente seja removido para fins ortodônticos, seu dentista provavelmente recomendará a substituição do dente natural por um implante ou ponte para que os dentes restantes não se desloquem e preencham a lacuna.
O que o processo de extração envolve?
Embora a extração do dente possa parecer intimidante, o procedimento é bastante simples. Antes que o dente seja removido, seu dentista marcará uma consulta onde poderá revisar de perto as imagens de raios-X do dente afetado e dos dentes circundantes, tecido gengival e osso da mandíbula.
Se a remoção do dente for altamente complexa, seu dentista pode encaminhá-lo para um cirurgião oral que tenha experiência com dentes do siso impactados e outros tipos de extrações de dentes adultos difíceis.
Independentemente de quem realiza a extração, o processo será praticamente o mesmo. Seu dentista aplicará um anestésico tópico e, em seguida, injetará um anestésico local na área ao redor do dente afetado. Este procedimento anestésico é semelhante ao usado antes de aplicar uma obturação ou realizar um canal radicular. Se você tem ansiedade odontológica grave ou resistência ao anestésico dental, seu dentista pode recomendar óxido nitroso, também conhecido como gás do riso, ou mesmo anestesia geral que produz inconsciência durante o procedimento.
Quando você estiver completamente entorpecido, seu dentista afrouxará e levantará o dente em questão usando uma ferramenta portátil chamada elevador. Quando o dente estiver livre da maior parte de seu suporte, seu dentista o removerá com fórceps.
Seu dentista avaliará o tecido ósseo e gengival na área para determinar se é necessária alguma remodelação ou fechamento. Seu dentista pode fechar a abertura no tecido gengival com um ou dois pontos.